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  • Escritores da Liberdade

    O filme “Escritores da Liberdade” mostra a força de vontade de uma professora novata que desenvolver um trabalho com alunos rebeldes e violentos. (sua a maioria participavam de gangues). Ao longo do filme seus alunos encontram refúgio em um novo lar (a sala de aula). Um ótimo lugar para aprender a aprende, tornando-se cidadãos de bem com a absorção de novos princípios para a vida.

  • Quem Quer ser um Milionário?

    A história retrata a vida difícil de dois irmãos com problemas econômicos e sociais que moravam em uma das favelas de Mumbai na Índia. (um lugar muito sujo onde mostra a realidade, o que não é muito comum ver na mídia).

  • Avatar (Pesquisa Etnográfica)

    O filme retrata uma história centralizada em um personagem principal portador de necessidades especiais de nome Jake, um fuzileiro vindo da Venezuela. Jake ocupa o lugar de seu irmão Tomy, morto absurdamente por causa de dinheiro, sendo assim, segue rumo a Pandora.

“Entre os Muros da Escola” – Relatório do Filme

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

RELATÓRIO:

imageO filme francês “entre os muros da escola” nos mostra como é próximo das salas de aula de todo o mundo. É apontado o desrespeito em sala de aula com o professor; isso ocorre pelo colégio nos corredores e nos pátios. Os alunos se negam a ler e a tirar os bonés. Adolescentes rebeldes que trocam insultos, empurrões e alguns são agressivos por algum motivo pessoal ou familiar.

O mais comum é associar esse filme com o que já foi vivenciado na vida de cada estudante em sua trajetória escolar; isto é, sempre nos deparamos com algumas cenas semelhantes ao filme.

Cenas de violência, arrogância, desrespeito com o professor. Uma turma difícil de cooperar que acaba prejudicando o desenvolvimento de poucos que estão dispostos a levar a sério o estudo.

Entre tantas perturbações e confrontos diários como é exibido durante o filme, o professor perde a paciência e ofende duas alunas chamando-as de “vadias”, isso acaba provocando um deslize do professor e gerando um grande problema.

O professor durante o filme se encontra muito perdido, pois em sua sala existem crianças de vários lugares do país, alguns da África, um chinês entre outros que necessitam de um tratamento heterogêneo para que dessa forma consigam algum resultado benéfico.

No Brasil, não é comum isso acontecer nas salas de aula, mas um tratamento individual pode facilitar a aproximação de cada aluno com seu professor.

É destacado e mostrado não apenas o papel do professor, mas também os alunos de forma individual fora e dentro das classes, no pátio e visualizando seus comportamentos diante de situações distintas. O papel dos pais e dos outros professores do colégio, com base nas reuniões escolares, mostra claramente a frieza que os assuntos são debatidos e resolvidos em sala de professores.

Um ótimo filme que mostra a realidade dentro da escola e ao mesmo tempo destaca o que acontece e aconteceu com qualquer pessoa que já presenciou vários momentos delicados quando se frequenta o meio escolar.

O reconhecimento da importância da Língua Portuguesa.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Tema: Língua Portuguesa na Escola

Em relação à disciplina de língua portuguesa durante a trajetória escolar, pode-se ressaltar a dificuldade que deixava transparecer em sala de aula; relacionadas à escrita e principalmente à leitura. Havia envolvido fatores pessoais e emocionais os quais persistem, até hoje, certo desconforto e timidez em apresentações.

Ao ganhar amadurecimento, durante o período escolar, no ensino médio consegui refletir sobre a importância do aprendizado da língua portuguesa.

Isso foi proposto e despertado por uma professora que utilizava métodos diferenciados para atrair a atenção de todos nós, o que fazia com que nos aproximássemos. Devido ao seu jeito: carismático, didático e seu olhar individual para cada aluno, visualizando melhor tanto o ponto de vista positivo quanto os pontos de vista negativos dos alunos. Seu objetivo era claro e simples: conhecer e fazer com que esse aluno aprendesse cada vez mais, sempre avançando a partir de sua própria meta.

Com base no interesse de todos os alunos foi possível repensar melhor sobre a leitura e a escrita, tanto do professor mediador quanto do aluno com suas próprias criações; com isso é mostrado à importância da escrita e da leitura que estão presentes a todo o momento em nosso cotidiano.

A visão foi ampliada há partir dois anos finais na escola, pensando particularmente em obter uma graduação.

Ao chegar à faculdade, durante a aula de filosofia, pude entender e debater melhor com o professor sobre a questão relacionada à leitura. Pois quando resolvemos cursar qualquer tipo de graduação, sabemos que a leitura se torna prioridade. Mas poucos sabem que a prática da escrita é tão importante quanto a leitura.

Depois que cheguei ao terceiro período, resolvi me esforçar mais em relação à escrita. Tive a ideia e o desejo de escrever sobre minhas experiências durante o curso de pedagogia, devido ao espaço virtual que foi criado na internet.

É conhecimento como “blogger”, seu objetivo serve de treino, não só em relação a escrita, mas também à pesquisa e à leitura, construção de resumos, resenhas e comentários. Por isso o batizei com o nome de “ensaio pedagógico”. bg_brasil1

 
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