Cidade dos Homens – “Coroa do Imperador”

terça-feira, 11 de maio de 2010

No começo é perceptível crianças em uma sala de aula assistindo uma aula de história. A professora ia explicando de acordo com cada figura passada no slide, mas durante a aula é normal alunos perguntarem. O detalhe engraçado foi a forma que a professora ignorava as perguntas, cortando-os de maneira curta e grossa sendo objetiva em sua explicação, dessa forma limitando seus alunos e não os dando espaço para se expressar. Segundo a professora aquelas perguntas estavam atrapalhando escola sua aula e daquele jeito ficaria difícil de concluir seu trabalho e logicamente cumprir com o conteúdo.

Nesse capítulo de cidade dos homens é ressaltada a visão do aluno em relação ao mundo que ele vive onde surge a associação de fatos ocorridos na vida real com a história dada em sala de aula. (Isso é trabalhado pelo personagem Acerola, ou melhor, Luiz Claudio).

Durante o capítulo foi mostrado à falta de inocência de crianças que moram em comunidade, pois estavam debatendo entre amigos sobre vários assuntos sérios, detalhando histórias vivenciadas por cada um deles. A realidade em comunidades “faz qualquer criança “grandes desde pequenos”, desta forma aprendem a viver com a violência, drogas, responsabilidades, morte entre outros milhares; sem ao menos terem terminado a escola.

Finalizando com o comentário sobre o capítulo “a coroa do imperador”, em sua última parte na sala de aula a professora perguntou a seus alunos quem poderia falar um pouco sobre toda aula de história dada e caso ninguém conseguisse explicar iriam ficar sem o passeio. Acerola, um dos alunos, propôs a professora que iria explicar com a condição que ela deixasse todos irem ao passeio. A professora então abriu o espaço deixando seu aluno se expressar da forma que quisesse com o seu linguajar diferente, e aos poucos conseguiu passar para turma tudo que entendeu de forma engraçada e rápida obtendo um bom desempenho.

Aqui estão os links para assistir Cidades dos Homens – Coroa do Imperador

 

3 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Sapeka sou eu,Demonio =D

    querida adorei o blog,outra coisa:sua steam foi robada?

    =/

    responde ae pls

  1. Anônimo disse...:

    OI, menina, estou fazendo um estudo desse episódio de Cidade dos homens, focando a ambiguidade e a Zona Proximal de Desenvolvimento. Seu comentário meu deu uma melhor percecpção de alguns detalhes importantes para minha análise. Valeu!
    Findri

  1. Anônimo disse...:

    ola, gostaria de saber se o tema abordado no filme: cidade dos homens , a coroa do imperador e a forma como foi exposto, causou algum sentimento de indignacao, agressao ou descontentamento? por que?
    e quais erros ou atitudes podem servir como aspectos que contribuam como mensagem para refelxao em nossa vida e pratica pedagogica?

Postar um comentário

 
© Ensaio Pedagógico | Designed by Thailand Hotels, in collaboration with Tech Updates, Webdesign Erstellen and Premium Wordpress Themes