Ação Docente na Educação Infantil - Creche

domingo, 17 de outubro de 2010

Conheça melhor dois pontos importantes sobre a disciplina de Ação docente na Educação Infantil – Creche.

  • A diferença entre adaptação e acolhimento:

Foi substituído o termo adaptação por acolhimento, por que acolher é muito mais que adaptar; como  exemplo: o acolhimento é ligado ao amor, afetividade e carinho do profissional da educação, unindo: criança, família e creche. Adaptar significa incluir e acostumar à criança ao novo ambiente da creche, sem se importar em acolhe-la.

  • maebebeComentários sobre a relação mãe-bebê:

O texto gerou um grande debate durante a aula, pois o contato entre a mãe e o bebê é muito importante principalmente durante os nove meses de gestação; após o nascimento, o contato físico devido a amamentação se torna a primeira relação entre mãe e bebê.

A creche e a pré-escola surgem na necessidade da mulher trabalhadora deixar seu filho em segurança; o segundo passo é a família escolher e conhecer qual creche ou pré-escola gostaria de colocar seu filho. Tratando-se de pré-escola a criança precisa ser alertada pelo menos uma semana antes de ingressar em uma escola, pois isso prepara o psicológico da criança, consequentemente alimenta a curiosidade e interesse pelo novo meio a ser explorado.

A preparação do psicológico da criança facilita o acolhimento na creche ou pré-escola, tendo como prioridade a harmonia e a relação creche/pré-escola, mãe e bebê.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Ensaio Pedagógico | Designed by Thailand Hotels, in collaboration with Tech Updates, Webdesign Erstellen and Premium Wordpress Themes