“Entre os Muros da Escola” – Relatório do Filme

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

RELATÓRIO:

imageO filme francês “entre os muros da escola” nos mostra como é próximo das salas de aula de todo o mundo. É apontado o desrespeito em sala de aula com o professor; isso ocorre pelo colégio nos corredores e nos pátios. Os alunos se negam a ler e a tirar os bonés. Adolescentes rebeldes que trocam insultos, empurrões e alguns são agressivos por algum motivo pessoal ou familiar.

O mais comum é associar esse filme com o que já foi vivenciado na vida de cada estudante em sua trajetória escolar; isto é, sempre nos deparamos com algumas cenas semelhantes ao filme.

Cenas de violência, arrogância, desrespeito com o professor. Uma turma difícil de cooperar que acaba prejudicando o desenvolvimento de poucos que estão dispostos a levar a sério o estudo.

Entre tantas perturbações e confrontos diários como é exibido durante o filme, o professor perde a paciência e ofende duas alunas chamando-as de “vadias”, isso acaba provocando um deslize do professor e gerando um grande problema.

O professor durante o filme se encontra muito perdido, pois em sua sala existem crianças de vários lugares do país, alguns da África, um chinês entre outros que necessitam de um tratamento heterogêneo para que dessa forma consigam algum resultado benéfico.

No Brasil, não é comum isso acontecer nas salas de aula, mas um tratamento individual pode facilitar a aproximação de cada aluno com seu professor.

É destacado e mostrado não apenas o papel do professor, mas também os alunos de forma individual fora e dentro das classes, no pátio e visualizando seus comportamentos diante de situações distintas. O papel dos pais e dos outros professores do colégio, com base nas reuniões escolares, mostra claramente a frieza que os assuntos são debatidos e resolvidos em sala de professores.

Um ótimo filme que mostra a realidade dentro da escola e ao mesmo tempo destaca o que acontece e aconteceu com qualquer pessoa que já presenciou vários momentos delicados quando se frequenta o meio escolar.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Ensaio Pedagógico | Designed by Thailand Hotels, in collaboration with Tech Updates, Webdesign Erstellen and Premium Wordpress Themes