Ideologia

quinta-feira, 25 de março de 2010

Olá! Resolvi postar hoje sobre um assunto muito complexo e extenso sobre ideologia que na verdade coloquei uma ideia resumida sobre o que compreendi durante algumas aulas e debates realizados na disciplina Currículo Teoria e Prática.ideologia_ou_direito

  • A relação entre Ideologia e Educação para mim:

Essa questão me parece um conjunto de ideias que as pessoas criam e usam com a finalidade de nos dominar, desta forma, convencer através de seus próprios pensamentos de uma forma sutil, com isso, camuflando a realidade.

A ideia de relacionar Ideologia com Educação surge justamente no período escolar, com a realização e o conhecimento de cada tipo de disciplina, convivência com os amigos, professor e aprendizagem.

A escola (como muitas possui: regras, novidades, gêneros, cor, costumes, culturas, crenças, pessoas diferentes com suas individualidades, aprendizagem não apenas do conteúdo, mas de respeito entre outras; são debatidas e realizadas pela educação e a ideologia onde estão de mãos dadas tentando cumprir seu papel na sociedade) e a vida (realidade que muitas vezes é mascarada pela ideologia, mas repleta de responsabilidades apesar das barreias imposta pelo dia a dia e pelo futuro) impõem para cada ser humano o conjunto de associações onde surge o preparo para o futuro e luta pelos direitos de cada cidadão, mas muitas pessoas acabam desconhecendo vários assuntos por culpa de tudo que é mascarado na sociedade.

  • A relação entre Ideologia e Currículo para mim:

Todos nós estamos englobados num determinado currículo de alguma forma. Exemplos: O time que você torce, sua sexualidade, sua religião. 

Podemos realizar um planejamento de vida e com isso elaborar o nosso próprio currículo e escolhas. Com isso, o ato de planejar o próprio futuro tornasse algo ideológico, podendo dar certo ou não.

A relação de um currículo, voltado exclusivamente para o mercado de trabalho, por exemplo, pode ser observado que não são acrescentados e avaliados em destaques o que realmente somos, como: o emocional, capacidades, dificuldades, qualidades e o que realmente desejamos alcançar no meio onde pretendemos trabalhar.

Sendo breve e objetiva, somos julgados às vezes por: não termos experiências, pela aparência, pelo lugar onde moramos entre outros problemas o que nos faz ter a sensação de nos sentir “incapazes e logo após a frustração”, pois acabamos sendo excluídos automaticamente da entrevista por fatores não tão relevantes.

Enfim, isso mostra que devemos abrir os olhos e perceber que somos julgados o tempo todo pelo jeito que agimos, como agimos e por todos. Logo, isso entre outras assuntos refletem a relação da ideologia e o currículo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Ensaio Pedagógico | Designed by Thailand Hotels, in collaboration with Tech Updates, Webdesign Erstellen and Premium Wordpress Themes