Portfólio - 03

terça-feira, 2 de março de 2010

Neste dia frio nada melhor do que ler e escrever sobre o que foi entendido.

Antes de fazer a resenha quero comentar um pouco sobre Cipriano Carlos Luckesi no texto: "Avaliação da Aprendizagem Escolar: Uma opção pela vida".

Confesso que estava bastante desanimada antes de ler, mas durante a leitura me distrai e refleti bastante diante vários pontos interessantes do texto.

Vou destacar alguns:

Para Cipriano Carlos Luckesi existe uma diferença entre exames/provas e avaliação da aprendizagem.

Segundo o autor exames e provas tem o objetivo de julgar e classificar, aprovar ou reprovar sendo dessa forma seletivo. Com isso, podemos muitas vezes dar como exemplo nós mesmo. Boa parte da população sempre relaciona escola a provas e testes, exigindo bastante do aluno durante a trajetória escolar e também provocando várias emoções nem sempre agradáveis.

Aqui vão algumas emoções que já vivenciei na fase escolar como o: medo, culpa, pressão psicológica, castigo, ameaças entre outros. Algumas dessas emoções são citadas por Luckesi.

Já a avaliação da aprendizagem se caracteriza por um objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem do aluno, é inclusiva, tenta passar a melhor forma de aprender, de forma dinâmica avaliando sempre o crescimento e o desenvolvimento do aluno.

A tradição dos exames e provas escolares são heranças sistemáticas dos séculos XVI e XVIII, com a configuração da atividade pedagógica realizada pelos padres jesuítas (Ratio Studionum) e pelo bispo protestante Comênio. (Leis para Boa Ordenação da Escola e Didática Magna).

O papel do professor às vezes pode ser bastante carregado de autoridade em relação a sua prática na sociedade. Decidindo o conteúdo que vai examinar e a forma de examinar, a correção de questões que o aluno manifesta e de acordo com a resposta com base em níveis de qualidade o aluno é aprovado ou reprovado. (algo a meu ver rígido, seco e tenebrosamente ameaçador).

Depois de ler o texto ficou nítida a reação dos alunos em relação às provas e exames com a solução de enfrentar os professores criando “colas”. Mas ao meu ver, é um grito por mudança que deveria ser encarado como uma manifestação dos alunos em relação a dificuldade de aprendizado.

Então podemos perceber que a prática de exames e provas é associada à Pedagogia Tradicional.

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