Direção: Michel Ocelot
Ano: 1998
Duração: 71min
Sugestão de faixa etária: oito anos
Nota: 10
Três pontos importantes no filme: o menino pequeno e corajoso chamado Kiriku, a feiticeira Karabá e a aldeia onde Kiriku foi criado. Desenho francês sobre lenda africana.
Ótimo filme para trabalhar a diversidade cultural, a coragem, força de vontade e sabedoria.
O filme destaca a história de uma comunidade que vivia dominada pelo poder de uma feiticeira.
É um desenho animado de muita impressionabilidade, que agrada e atrai atenção de telespectadores de todas as idades.
Mas os adultos encontram diversas lições de vida nesta lenda, pois se trata de uma história que envolve a coragem de uma criança que era distinta de seus demais companheiros de aldeia. (apenas por ser diferente na altura, era um menino muito pequenino).
Mas Kiriku não se deixava abalar, pois era um menino perspicaz e astucio que mostrava muito amor e respeito por sua mãe. O menino Kiriru enfrentou e venceu a feiticeira Karabá que contava com a ajuda de seus guardiões malignos.
Como moral da história é perceptível que nesta luta Kiriku aprende que somente o afeto, a veracidade e a bondade, aliados da inteligência, são capazes de vencer a dor e a desigualdade.
Um desenho moderno mostra que os adultos de hoje são capazes de compreender e dar importância à sabedoria das crianças sem subestima-las, desta forma valorizando-as e obtendo bons resultados devido a comunicação e confiança.