“Escritores da Liberdade” – Relatório do Filme

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

RELATÓRIO:

O filme “Escritores da Liberdade” mostra a força de vontade de uma professora novata que desenvolver um trabalho com alunos rebeldes e violentos. (sua a maioria participavam de gangues).

Ao longo do filme seus alunos encontram refúgio em um novo lar (a sala de aula). Um ótimo lugar para aprender a aprende, tornando-se cidadãos de bem com a absorção de novos princípios para a vida.

Escritores da Liberdade

Pode-se perceber que são usadas Tendências Pedagógicas como, por exemplo: Liberadora e Tradicional.

Na tendência progressista liberadora mostra que não necessariamente deve se trabalhar dentro da escola, porém visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social.

Isto é, com métodos de discussão existe a interação de igual para igual entre aluno e professor e na aprendizagem tem como ponto forte a resolução de problemas. (No filme à professora levou seus alunos para fora de sala, fazendo-os ler livros mais adequados a idade e realidade, propondo uma tarefa diária de escreverem diários, os levando em exposições,  entre outros lugares que valorizavam seu estilo de aulas tanto fora quando dentro da escola.

O assunto da matéria pode ser associado com a vida real de cada um, os mostrando que não são apenas eles que sofrem com a violência, mas que todos possuem algo em comum como no caso problemas. Desta forma os aproximando aos poucos e passando a visão do certo e do errado os fazendo refletir e pensar sobre suas próprias ações e atitudes).

Na tendência tradicional é mostrado na cena que a professora exige respeito e pede para que seus alunos troquem de lugar obtendo uma posição firme e rígida.

No filme a professora mostra que aprender dentro de sala de aula servirá para a evolução de cada um no futuro, diferentemente se continuarem em gangues. Pois segundo eles morrem com honra e dignidade, mas segundo a professora apenas morrem, apodrecem e ninguém lembra que existiu. Pois não terá deixado nenhuma lição de vida se não levarem a sério seus estudos. (é visível o debate entre alunos e professora onde a palavra final prevalece no último argumento, isto é, chama a atenção da turma mostrando a importância de estudar onde englobasse a tendência pedagógica tradicional).

A visão geral do filme pode ser destacada por palavras chaves que descrevem a moral relatada através: da superação (tanto da professora quanto dos alunos), paciência, liberdade de expressão, vitória sobre a barreira do preconceito, evolução, aprendizado do que é respeito, compreensão, a importância da amizade, garra, competência, a mudança em relação à aproximação familiar entre outros.

3 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    oi

  1. Natiéli disse...:

    estamos fazendo um trabalho sobre este filme maravilhoso acho que a experiência de vida olhando esse filme é incrivel, e estou fazendo faculdade de pedagogia isso traz como um professor muda a vida dos alunos em sala de aula

  1. Unknown disse...:

    O CLUBE DO IMPERADOR FOI ÓTIMO..

Postar um comentário

 
© Ensaio Pedagógico | Designed by Thailand Hotels, in collaboration with Tech Updates, Webdesign Erstellen and Premium Wordpress Themes