"Quem quer ser um milionário?" Relatório do Filme

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Feito um relatório detalhado por mim para a aula de Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação. (realizado em 2009, mas revisado e atualizado em 2010).

Bateu até saudade!

Ótimo filme e eu recomendo!

Aproveite a dica e prepare a pipoca!

RELATÓRIO:

A história retrata a vida difícil de dois irmãos com problemas econômicos e sociais que moravam em uma das favelas de Mumbai na Índia. (um lugar muito sujo onde mostra a realidade, o que não é muito comum ver na mídia).

Os dois irmãos escolhem caminhos diferentes ao longo do filme.

Jamal o mais novo e Salim o mais velho. Mesmo perdendo a mãe num confronto de gangues rivais se uniram durante um tempo para conseguir sobreviver usando cada um sua "visão de mundo". No começo foi roubando, mas depois começaram a usar criatividade e esperteza. Ao caminhar do longa os meninos que saíram de um lugar pobre, tomam rumos diferentes na vida. O irmão, mas velho entra para uma gangue perigosa, pois conseguiu matar o chefe de uma gangue rival e resgatar Latika uma coleguinha de infância muito querida por Jamal.

Um detalhe a ressaltar em uma das cenas onde acontece o resgate. É visível o abuso de poder de seu irmão Salim que trai Jamal tirando a pureza de Latika. (Latika defende Jamal que estava com o revolver apontado na cabeça pelo irmão mais velho e depois do acontecido só se reencontram na adolescência).

Para provar que não existia trapaça, Jamal relata toda sua vida na cadeia para os policiais onde consegue provar sua inocência e continuar no jogo.

No jogo consegue ter uma associação de ideias com as perguntas e respostas em relação a tudo que vivenciou em sua história - onde ele e seu irmão cresceram - as aventuras juntos, a convivência com gangues e traficantes de drogas e até mesmo o amor por uma garota.

Parte destacada do filme: Jamal continua humilde, trabalhador, honesto e  lutando pelo amor de Latika.

Depois de anos Jamal consegue contato com Salim, sendo que pesquisou em seu trabalho. (onde servia chá em uma empresa de Telemarkenting).

Usando sua esperteza com a ajuda de suas "amizades" conseguiu entrar no tal programa televisivo “Who Wants To Be A Millionaire?” sendo visto por toda a população.

Jamal aproveitou a oportunidade dupla que lhe tinha sido alvo, pois estava apenas uma pergunta de conquistar o prêmio de 20 milhões de rúpias na versão indiana. No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de trapaça. (onde aconteceu o preconceito e grosseria sem uma devida certeza se existia ou não trapaça).

Em minha visão a verdadeira explicação para que Jamal ter participado não foi primeiramente pelo dinheiro, mas sim para reencontrar Latika. Com a esperança que assistisse ao Programa Televisivo. Logicamente, que ao desenrolar do jogo ele se sentiu seguro em continuar, pois como já foi citado ouve uma associação das perguntas e respostas com a vida e a história de Jamal. (tomando um caminho diferente do seu irmão Salim que entrou para uma gangue e no final acabou morrendo).

E como já era de se esperar acontece um final feliz, Jamal reencontra Latika e ainda ganha 20 milhões de rúpias.

Vale a pena lembrar umas das cenas mais engraçadas que vi no filme. A briga pela maldita foto acabou com Jamal cheio de coco. "Ri muito!"

5 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    eu simplesmemte adoro esse filme, ele ganhou uma fã e claro outros fãs tambem!!
    parabens a todos!!

  1. Anônimo disse...:

    nao gostei

  1. Anônimo disse...:

    Muito bom esse filme, eu assisti na escola para fazer um trabalho, no entanto de qualquer jeito eu ia ter q assistir, mas vale muito apena

  1. Unknown disse...:

    muito obrigado ajudou muito no me trabalho escolar

  1. Unknown disse...:

    qual é o tema central do filme?

Postar um comentário

 
© Ensaio Pedagógico | Designed by Thailand Hotels, in collaboration with Tech Updates, Webdesign Erstellen and Premium Wordpress Themes