“AVATAR” (Pesquisa Etnográfica) – Relatório do Filme

terça-feira, 21 de setembro de 2010

AVATARO filme retrata uma história centralizada em um personagem principal portador de necessidades especiais de nome Jake, um fuzileiro vindo da Venezuela. Jake ocupa o lugar de seu irmão Tomy, morto absurdamente por causa de dinheiro, sendo assim, segue rumo a Pandora.

Durante o filme podemos perceber que Jake cansou-se de ouvir dos médicos que era incapaz apenas por ser portador de necessidades especiais.

Em Pandora o coronel alerta seus fuzileiros novatos incluindo Jake, sobre a tribo de nativos humanóides que a seu ver, são perigosos por possuírem ossos muito fortes formados com fibras de carbono e cada Navi chega a ter três metros de altura, são fortes, ágeis e utilizam como ferramenta de combate o arco e flecha com uma substância mortal localizada na ponta da flecha.

Jake chega ao centro de experiência em laboratório onde se familiariza com o avatar de seu irmão, pois na sala de ligação é controlada a transação entre o DNA de um ser humano e do avatar criado individualmente para cada um da equipe de pesquisadores.

O principal objetivo da equipe segundo a líder de pesquisa etnográfica especialista em botânica pandoriana visava à pesquisa etnográfica Pesquisadoresqualitativa do local a ser analisado, com base no estudo da racionalidade prático-comunicativa onde se encaixava na educação de Navi’s e também na interpretação, desta forma, cada pesquisador amontoa descrições de locais, pessoas, ações, interações, fatos, formas de linguagem e outras expressões, que permite a estruturação do quadro configurativo, com isso, em função as análises e interpretações realizadas durante o processo de pesquisa; podemos afirmar que a subjetividade mostra que nem tudo é palpável, desta forma as abordagens feitas são qualitativas.

É priorizada uma regra importante no centro de pesquisas a ser cumprida; que é a documentação de coleta dados sendo arquivado sempre após o desconectar de cada pesquisador do seu Avatar (individual) de origem, com isso são coletados dados narrados por uma câmera são arquivados e documentados tudo que passam durante seis anos, isto é, a tarefa principal depois de desconectar é relatar como foi à experiência vivida a cada dia, devida coleta de dados feita por narração.

Durante seu treinamento avatar, Jake experimenta o seu pela primeira vez no laboratório e sente novamente a emoção de correr, isto é, desobedece as regras e mostra seu potencial com sua boa coordenação motora, surpreendendo a todos com sua ousadia sem fim.

Segundo um dos líderes dos humanos é afirmado uma hipótese de um mineral procurado em Pandora de nome nubitânio e o interesse dos humanos era fazer com que os Navi’s mostrassem onde existia a concentração de mineral que ao longo do filme, mostra-se uma hipótese muito equivocada.

Jake escolhe se comportar como um cientista infiltrado nas pesquisas pandorianas, mas passa informações sigilosas para os fuzileiros em troca de poder voltar a andar, assim, ganhando suas pernas de volta em seu corpo de verdade.

Durante a primeira visita com a equipe de pesquisa etnográfica pandoriana, aonde é analisado e escanceado as árvores em foto03-slide-avatarPandora; Jake se desvia do grupo e esquece seu verdadeiro papel na equipe (proteger a equipe de pesquisadores) e arranja uma confusão com os animais da floresta de Pandora, devido sua curiosidade tamanha; com isso, acaba se afastando da equipe de pesquisadores e passa à noite sozinho na floresta; onde termina atacado por criaturas noturnas e sendo salvo por uma Navi de nome Neytiri.

Neytiri somente o salvou, pois as sementes da árvore sagrada de Eioá (divindade do povo Navi) mostraram-na que Jake possuía um coração forte, em uma das cenas do filme exibia-se Jake sendo envolvido pelas sementes da árvore sagrada.

Neytiri percebe o valor de Jake e o leva para sua tribo sendo analisado pelos principais líderes; Jake é aceito e escolhido pelos líderes Navi’s, por ser o primeiro guerreiro que foi encontrado na floresta com um valor distinto e seria ensinado por Neytiri a aprender os costumes e regras da vivência da tribo de Navi’s.

Aos poucos Jake vai aprendendo e entendendo o valor que os Navi’s dão a natureza e com esse aprendizado Jake toma consciência que lá não existe nenhum mineral valioso e durante sua aprendizagem se apaixona pela tribo de Navi’s e passa a querer defende-lós e ser um deles, por ter se arrebatado não só por Pandora, mas também por Neytiri.

1 comentários:

  1. Luzia Farias disse...:

    Depois de anos prometendo vir aqui, cá estou meu bem \0/

    Beijo!

Postar um comentário

 
© Ensaio Pedagógico | Designed by Thailand Hotels, in collaboration with Tech Updates, Webdesign Erstellen and Premium Wordpress Themes