Portfólio - 02

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

fracasso Na segunda parte do meu portfólio quero comentar sobre a leitura do texto A voz dos Alunos – Xavier Matínez Celorrio, onde fala sobre relatos de alunos que sofreram devido ao fracasso escolar diante o método de avaliação e com certeza pegaram trauma de certas disciplinas.

Na visão de cada aluno é perceptível o trauma, a emoção e as diferentes experiências positivas e negativas que provocam certas reações em dois mundos distintos (alunos e professor) que precisam compreender-se melhor para um bom resultado de ambos. (aprender)

Boa parte dos alunos devido a tanta pressão psicológica e preocupação acabam não mostrando o seu “melhor” em suas avaliações. (Prova ou teste). Poderia existir uma flexibilidade maior nas escolas diante o rigoroso método que é realizado as provas.

Gostaria de destacar também sobre a falta de atenção com alunos repetentes. Já tive a experiência de estudar na mesma sala que alguns repetentes, e era claro o preconceito que vinha dos professores. O professor gritou na sala de aula em voz alta, depois de um péssimo resultado da turma após a entrega da prova de matemática.

_ “Caso vocês não levem a sério o estudo ficaram que nem seus amigos repetentes.”

Fato ocorrido no primeiro ano do ensino médio. Situação muito desagradável que podia ter sido evitada. E aproveitando a recordação, durante a leitura assimilei outro momento desagradável em relação a dúvidas. Alguns professores têm o hábito de dizer que o aluno que tiver dúvida não guarde pra si e sim pergunte. Mas existem professores que intimidam seus alunos (como esse mesmo professor comentado acima) com sua rigidez, e de certa forma, só pensando nele próprio focando seu trabalho como ponto principal cumprindo seu planejamento de aulas do ano. Só que nesta confusão alguns alunos ficam sem aprender e muitas vezes, são prejudicados e o assunto fica por isso mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Ensaio Pedagógico | Designed by Thailand Hotels, in collaboration with Tech Updates, Webdesign Erstellen and Premium Wordpress Themes