Brinquedoteca Estágio 1 – Educação Infantil 12/08/10

sábado, 14 de agosto de 2010

  • · Ponto principal observado no segundo dia:

Organização da Brinquedoteca e Atividade elaborada para Apresentação.

No segundo dia foi observada a nova organização realizada pela equipe de estagiárias da brinquedoteca do campus Nova América; criando um planejamento  durante a reunião com a coordenadora da brinquedoteca Maria Immaculada Chao Cabanas.

Primeiro passo foi solucionar o problema de espaço para um melhor acolhimento em relação às crianças durante as atividades desenvolvidas na brinquedoteca.

O segundo passo foi modificar o local em que as quatro mesas com as dezesseis cadeirinhas  estavam posicionadas, de forma que conseguíssemos deixar a brinquedoteca mais espaçosa; com isso, colocamos as mesas organizadas verticalmente enfileiradas em duplas.

O terceiro passo será aos poucos solucionar alguns problemas relacionados à divisão de espaço na Brinquedoteca; a partir de ideias relatadas e discutidas durante as reuniões de planejamento junto à coordenadora do curso; uma delas é conseguir organizar melhor os espaços, com cortinas que facilitem a divisão dos espaços que temos e colabore para executar peças teatrais, cantinho da leitura, cantinho do pinta o sete e o cantinho do faz de conta.

Com a chegada das crianças da turma C, foi observado que a nova arrumação e organização obtiveram um bom resultado em relação ao espaço disponível; a equipe de estagiárias elabora uma boa atividade relacionada à apresentação.

Cachorrinho

A atividade consistiu em: uma brincadeira relacionada à ligação de cada criança a um único cachorrinho de pelúcia; ao iniciar, o combinado foi que cada aluno iria repassar o cachorrinho para o coleguinha, desta forma, quem estivesse com o cachorrinho na mão iria se apresentar dizendo em voz alta seu nome; detalhe importante da brincadeira; não só falar para todos, mas para o cachorrinho também.

A técnica elaborada pela equipe de estagiárias foi recebida com sucesso pelas crianças. A observação visou à maneira confiante e confortável que as crianças se comportavam durante a brincadeira proposta.

 

1 comentários:

  1. Unknown disse...:

    Muito legal a idéia de usar o cachorrinho. Isso fez com que as crianças levassem a apresentação como algo mais natural e prazeroso, sem aquela "forçação" cheia de formalismos! Adorei!

Postar um comentário

 
© Ensaio Pedagógico | Designed by Thailand Hotels, in collaboration with Tech Updates, Webdesign Erstellen and Premium Wordpress Themes