Brinquedoteca Estágio 1 - Educação Infantil 23/08/10

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

  • · Pontos observados no quinto dia:

    História com Massinha, Brincadeira Batata Quente e Oficina de Sucata

    Chapeuzinho Vermelho

    Hoje quinto dia, formulamos duas atividades para brincar com as crianças. A turma A continha 22 crianças e tivemos que arrumar um cantinho aconchegante e acolhedor para as duas meninas que ficaram sem cadeirinhas.

    Para a turma A contamos a história da Chapeuzinho Vermelho.

    Logo após a leitura, elaboramos uma atividade que consistia em: pedir para que todas as crianças da turma A pegassem as massinhas de modelar para a criação de personagens da história que tivessem gostado mais; também estava aberta a opção de criar qualquer outro tipo de arte relacionada à história.

    Cada estagiária teve a oportunidade de mediar e ajudar cada grupo de crianças para uma boa execução da brincadeira e do desenvolvimento relacionado a cada criação realizada com massinhas.

    As crianças poderiam criar algo em cima do que tivessem familiarizado mais; com isso, foi perceptível a mediação e a observação realizada em particular, onde participei com duas crianças na construção de massinha, criamos uma cestinha de frutas que pertencia a chapeuzinho vermelho e também um lobo mal. Participei da brincadeira com as crianças Nayara e Maria Eduarda.

    Primeiramente dividimos a brincadeira em três partes: uma fazia as frutas para por na cestinha, outra criava o fundo da cestinha, (onde tive participação) e a outra criava a alça da cestinha.

    O mais interessante foi que a brincadeira gerou sem percebermos, algo que cada um teve sua tarefa, com isso dividimos e formamos uma pequena equipe na confecção da cestinha, onde uma ajudava a outra, com base nesta brincadeira fica notável como é bom contar com outras crianças, com isso, tornando a brincadeira mais divertida com a presença da socialização e a interação existente. Logo após o término da cesta, fizemos um lobo mal bem pequeno e as crianças construíram o rabo.

    Foi observado tudo que ocorreu durante a atividade; é importante ressaltar que não surgiu interesse apenas pelos personagens da história, mas também foram valorizados os mínimos detalhes em relação a tudo que fazia parte da história.

    Com isso, o resultado aconteceu diante do interesse despertado pelas crianças, isto é, devido à associação entre a história, habilidade com a massinha e a imaginação na hora da confecção de cada arte com massinha.

    Esta brincadeira foi elaborada e executada durante os trinta minutos na Brinquedoteca; o tempo passou rápido com o bom trabalho desenvolvido pela equipe de estagiárias e brinquedistas da Universidade Estácio de Sá do Campus Nova América.

    Foi proposta para turma B a realização de uma brincadeira chamada batata quente, onde consistia que: todas as 18 crianças fizessem primeiramente um círculo sentadas no  chão; depois com apenas uma bola deveriam passar de mão em mão para cada criança enquanto uma das estagiárias coordenava a brincadeira com seus olhos fechados e cantando em voz alta a música que correspondia à brincadeira: Batata quente. (Com isso, foi feita a repetição da palavra “quente” durante a música até que a estagiária resolvesse parar; quando a música parava, a criança que estava com a batata quente nas mãos podia sair para escolher seu cantinho para brincar).

    Depois que as duas turmas A e B foram embora, participamos da Oficina de Brinquedos de Sucata com a grande ajuda de Ana Lucia Rodrigues da Silva. Experiência riquíssima para nós brinquedistas, pois pudemos apreciar de perto um pouco do que Lucia nós trouxe para aprendermos a confeccionar e criar. Ao saber trabalhar com sucata e reaproveitar tudo que pudermos aprendemos a não desperdiçar tantas coisas que jogamos fora, pois qualquer coisa pode acabar se transformando em brinquedo de sucata, a criatividade é algo sem fronteiras.

    Lucia nós trouxe um bilboquê confeccionado com duas garrafas petes e bolinhas de gude, trouxe também um lindo Bob Esponja confeccionado com caixa de shampoo, botões, náilon, várias tampas de garrafa pete entre outros materiais de sucata, fizemos dois fantoches com papel de pão, retalho de algum tecido entre outros brinquedos inacabados.

Bilboquê FantochesCamile&bobesponja

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Ensaio Pedagógico | Designed by Thailand Hotels, in collaboration with Tech Updates, Webdesign Erstellen and Premium Wordpress Themes