Portfólio - 01

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O começo, a criação de meu Portfólio para a disciplina Avaliação da Aprendizagem.

Meu nome é Camile Dias, estou cursando o terceiro período em Pedagogia que antes era minha segunda alternativa de curso. Tenho formação no 2º grau técnico em informática. (antes, a primeira alternativa seria informática, mas houve desistência da minha parte). Fico feliz por sentir que fiz a escolha certa e no futuro unir o útil ao agradável. (Pedagogia e Informática). E quero cursar uma faculdade com o propósito voltado ao mercado de trabalho podendo ampliar o conhecimento e também meu currículo.

Durante o curso já me identifiquei com vários assuntos interessantes, principalmente em psicologia da educação onde me empolguei “devorando” Freud e artigos debatidos em sala de aula durante a disciplina de Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação.

No dia 2 de fevereiro 2010 presenciei minha primeira aula de Avaliação da Aprendizagem com a Professora Ada. Gostei da aula apesar do atraso que aconteceu que foi explicado pela professora. Lembro de algumas perguntas que Ada nos fez, sobre o que achávamos que significava o termo Avaliação da Aprendizagem.

Avaliação como suspeitava já nos lembra de prova, teste e a palavra “pânico”. Pois é a forma mais normal, digamos assim, do método de avaliação. Nessa parte fiquei me segurando pra não falar, mas odeio e não concordo apenas com o método de prova e teste, pois o método de avaliação precisa ser um “todo”.

Logo, a avaliação anda de mãos dadas com toda a aprendizagem e evolução de cada aluno ou empregado em determinado assunto ou trabalho.

Sou totalmente contra a pressão psicológica que provas causam em pessoas responsáveis que não desejam repetir disciplinas, ou também por outro fato como pelo medo da reunião dos pais, entrega de boletim entre outros motivos.

Já fui vítima de vários fatos desagradáveis na adolescência durante o período escolar. Como por exemplo: Vomito fator nervosismo, três vezes por causa de uma prova de matemática. Justamente não apenas pela prova e sim pela pressão absurda imposta pelo professor naquela época. E o engraçado que o método dele não funcionava a meu ver, pois recuperação se tornava algo normal em sua classe repleta de alunos.

Enfim, por certos fatores que ocorreram na adolescência, posso me descrever como uma pessoa temperamental, que fica muitas vezes até sem necessitar na “defensiva”, tentando com esse propósito afastar pessoas indesejáveis, mas nem sempre se acerta sendo assim. Mas a vida é arriscar e moderar. Existe o exagero da minha parte em certas atitudes que aos poucos tento controlar, como também a agressividade que anda de mãos dadas com essa “defesa”. Um pouco complexo, mas também existem algumas qualidades como: ser falante, amiga, fiel e ter um sarcasmo que muitas vezes é engraçado.

Voltando a falar de Pedagogia, ando curiosa para descobrir as disciplinas que vão abordar temas mais voltados a área empresarial. Espero que tenha algumas novidades que possa aproveitar na disciplina de Avaliação da Aprendizagem no meu futuro estágio.

E particularmente já estou adorando começar meu primeiro portfólio e ser livre para escrever o que quiser.

3 comentários:

  1. Anonymous disse...:

    Camile, amei o texto!!! Neste caminho que estamos trilhando juntas, fico muito feliz por fazer parte deste período de crescimento profissional e pessoal que juntas estamos conseguindo no nosso curso. E neste texto você colocou muitobem essa subjetividade que faz de você esta pessoa única...Os seus extremos(nos sentimentos e ações e ansiedades) não nos impedem de ver o que tem no interior, que é esse coraçãozão...Um beijo de sua amiguinha Dani

  1. mah disse...:

    todos juntos contra as provaaaaaaaaaaas oh yeah!

  1. Unknown disse...:

    É Camile, eu lembro do seu pânico de provas. Principalmente quando se tratava de Física. Depois do 1ª ano vc ficou traumatizada e com bloqueio. Tem pessoas que não tem o dom de ensinar!

Postar um comentário

 
© Ensaio Pedagógico | Designed by Thailand Hotels, in collaboration with Tech Updates, Webdesign Erstellen and Premium Wordpress Themes