Sambakza - There She Is - Relatório 5 curtas.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Bom dia pessoal. Gostaria de dividir em pleno carnaval uma boa experiência (realizado em 2009, mas revisado e atualizado em 2010) disciplina Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação.

O primeiro passo realizado nesse trabalho foi à leitura de vários artigos debatidos em sala de aula pelos alunos e professora.

Logo ao término desse planejamento surgiu um trabalho livre, onde poderíamos escolher dentre as diversas midias tais como: vídeos, fotos, animações, áudios, entre outras para mostrar um pouco a visão sobre determinados assuntos visto nos artigos. Temas principais: Violência, Preconceito, Classe Social entre outros.

No grupo em que participei, dei a ideia de criar uma reflexão sobre o curta de 5 partes Sambakza – There She Is.

05 001 01 03 005

RELATÓRIO:

O curta é bastante interessante, pois nos faz refletir mostrando a história de dois seres supostamente diferentes que não foram bem aceitos diante a sociedade.

Isso é muito comum de ser visto hoje em dia, pois infelizmente o preconceito e a violência andam de mãos dadas. Passam a ser algo presente provocando desta forma, conflitos desnecessários e podendo muitas vezes ser evitado.

É possível perceber a questão da violência simbólica como, por exemplo: na cena em que é ressaltado um grupo de indivíduos fazendo uma grande manifestação através de placas contra o relacionamento da “coelha” com o “gato”. (Destacado como: “paixão proibida” apenas por serem diferentes). Atualmente isso não é difícil de ser presenciado, pois o preconceito e a violência estão em todos os lados. Trazendo a metáfora para a realidade, queremos mostrar o preconceito de todos os ângulos: social, econômico e racial. Mas apesar de todas as dificuldades encontradas no caminho, eles conseguem ficar juntos. Sendo encerrado todo o conflito acaba com o paradigma de que diferentes não podem estar juntos ou compartilhar das mesmas coisas.

É um exemplo de superação, pois perceberam que podiam ser felizes sem precisar sair do seu local de origem.

O curta é bastante educativo aconselhado para todas as idades por sua facilidade de compreensão e entendimento. Apesar de ser apenas visual, consegue transmitir sua mensagem claramente de uma forma objetiva.

Assista a 5 partes deste curta e se emocione:

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Ensaio Pedagógico | Designed by Thailand Hotels, in collaboration with Tech Updates, Webdesign Erstellen and Premium Wordpress Themes