Brinquedoteca Estágio 1 – Educação Infantil 20/09/10

segunda-feira, 20 de setembro de 2010
  • Pontos principais observados no décimo dia:

Atividade com pintura para homenagear o dia da Árvore.

Canto do Pinta o Sete

Suzana e eu as únicas estagiárias presentes no horário, resolvemos elaborar uma atividade relacionada ao dia da árvore, para isso, fiz um desenho que serviria de amostra, ou seja, teria o papel de representar o diálogo com as crianças sobre o dia da árvore, 21 de setembro; a seguir homenagear esse dia tão especial com pinturas das próprias crianças das turmas A e B; sendo colocadas no mural cada obra de arte realizada.

Com a turma A conversei em voz alta perguntando se eles sabiam que dia especial seria amanhã?

Uma criança respondeu: Dia das Crianças!

Outra: Dia do Coelhinho da Páscoa!

Então por intermédio do desenho fiz a mediação, disse que o dia tinha tudo a ver com o desenho que estava em minhas mãos.

Uma criança chamada Isadora, gritou: É o dia da Árvore!

Perguntei se alguém já tinha plantado alguma árvore, então Isadora respondeu: - Plantar como se eu não tenho semente?

A partir dessa ideia conversei com as crianças se poderiam pedir ao papai, ou a mamãe, ou ao vovô ou a vovó ou ao tio ou tia ou qualquer pessoa que pudesse ajudar dando uma semente para que plantassem uma mudinha em casa.

As crianças adoraram a ideia e complementaram dizendo que isso ia ser mais um presente para o Dia da Árvore.

Todos bateram palmas por terem descoberto o dia especial, então começamos a conversar por que a árvore tinha um dia só pra ela?

Uma criança respondeu: Por que ela dá fruta pra gente comer

Outra respondeu: Por causa da sombra que ela dá quando o sol esta quente.

E para complementar a imaginação deles disse que a árvore também serve de abrigo para os animais das florestas e o papel que desenhamos também é um presente dela, então vamos presenteá-la de volta com um desenho bem bonito para colocar no mural?

Assim, todos eles concordaram e se divertiram bastante criando desenhos e interagindo conosco, depois colocamos o nome em cada desenho e liberamos as crianças para brincar livremente.

Já na turma B foi realizada a mesma atividade, conversei em voz alta perguntando se eles sabiam que dia especial seria amanhã?

Uma criança disse: O aniversário do meu Pai.

Taís respondeu: O dia da “Bitoca”.

Conversei com as crianças mostrei o desenho que tinha feito, logo depois de olharem bem a figura falaram: O dia da Árvore!

Foram feitos trabalhos lindos que fiz questão de colocá-los no mural depois da partida das duas turmas A e B.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Ensaio Pedagógico | Designed by Thailand Hotels, in collaboration with Tech Updates, Webdesign Erstellen and Premium Wordpress Themes