EJA – Educação de Jovens e Adultos – Curiosidades

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A fala deve ser trabalhada na sala de aula? Para quê? Como?

A fala deve ser trabalhada na sala de aula, para que os alunos percebam a diferença entre fala e a escrita.

A distinção deve ser entendida pelos alunos, pois entre as variações regionais existe a descriminação; devido à forma de falar, acabam sendo ridicularizados perante a cobrança imposta pela sociedade em relação aos conflitos gerados entre classes sociais.

A prática de instigar os alunos é importante para incentivá-los ao esclarecer dúvidas e discutir entre eles sobre o modo que cada um fala e também utilizar os meios de comunicação para trabalhar as variações lingüísticas. Como exemplos podemos citar: televisão e rádio.

Como diagnosticar, no início do trabalho com grupo de EJA, o nível da alfabetização em que estão os alunos?

A partir do incentivo da escrita, os alunos devem mostrar o que sabem em relação à vivência no  cotidiano de cada um; sendo assim, mesmo que não sigam padrões convencionais, devem ser e se sentir capazes de explicar o significado das letras que escreveram.

EJAO diagnóstico é realizado com base na análise de produções feitas por alunos, sendo revisadas por educadores; desta forma é decidido sobre o que será ensinado e quais informações vão ser fornecidas aos alunos para que consigam obter sucesso em seu processo de aprendizagem e melhora de individual da escrita.

 

Como devem ser utilizados a cópia e o ditado?

A cópia não deve ser utilizada como algo mecânico, mas o texto copiado deve ter sentido para os alunos.

É muito mais importante copiar algo que esteja incluído no cotidiano de cada aluno, do que copiar palavras que para esses alunos, não vão fazer sentido algum.

O ditado pode-se dizer o mesmo em relação à cópia. Mas o ditado possui um detalhe relevante, pois passa a ter um valor especial por abrir espaço para discussão das diferenças entre a fala e as escritas feitas pelos alunos. De acordo com o papel do educador, é feita a pronuncia das palavras claramente de forma natural, com isso, é observado e transportado para o aluno a tarefa de diferenciar o que é falado para o escrito.

Como proceder diante dos erros dos alunos da EJA?EJA

Os erros desses alunos devem ser trabalhados, isto é, temos que considerar o que esta faltando para os alunos, não apenas trabalhar com o que eles já sabem, mas frisar a importância de que quando existem os erros, e eles aparecem, devem ser identificados pelos educadores para saber onde começar o trabalho de correção.  

3 comentários:

  1. Maria Elizabeth disse...:

    Sou professora da rede municipal de ensino a cerca de 22 anos... sou tia e madrinha da autora deste blog. Sem dúvidas é mais do que justo "corujá-la"... Sucesso Camile !!!!
    Beth

  1. Juliana Souza disse...:

    Ótimo post. Eu sei o quanto sofri com isso! Ai ai. Vc vai ser ótima profissional hein! =D

  1. Anônimo disse...:

    Sou professor da rede estadual,e municipal,formado em geografia,´pós graduação em meio ambiente.Gostaria se possivel vc. me enviasse idéias de aulas sobre o EJA.

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