A fala deve ser trabalhada na sala de aula? Para quê? Como?
A fala deve ser trabalhada na sala de aula, para que os alunos percebam a diferença entre fala e a escrita.
A distinção deve ser entendida pelos alunos, pois entre as variações regionais existe a descriminação; devido à forma de falar, acabam sendo ridicularizados perante a cobrança imposta pela sociedade em relação aos conflitos gerados entre classes sociais.
A prática de instigar os alunos é importante para incentivá-los ao esclarecer dúvidas e discutir entre eles sobre o modo que cada um fala e também utilizar os meios de comunicação para trabalhar as variações lingüísticas. Como exemplos podemos citar: televisão e rádio.
Como diagnosticar, no início do trabalho com grupo de EJA, o nível da alfabetização em que estão os alunos?
A partir do incentivo da escrita, os alunos devem mostrar o que sabem em relação à vivência no cotidiano de cada um; sendo assim, mesmo que não sigam padrões convencionais, devem ser e se sentir capazes de explicar o significado das letras que escreveram.
O diagnóstico é realizado com base na análise de produções feitas por alunos, sendo revisadas por educadores; desta forma é decidido sobre o que será ensinado e quais informações vão ser fornecidas aos alunos para que consigam obter sucesso em seu processo de aprendizagem e melhora de individual da escrita.
Como devem ser utilizados a cópia e o ditado?
A cópia não deve ser utilizada como algo mecânico, mas o texto copiado deve ter sentido para os alunos.
É muito mais importante copiar algo que esteja incluído no cotidiano de cada aluno, do que copiar palavras que para esses alunos, não vão fazer sentido algum.
O ditado pode-se dizer o mesmo em relação à cópia. Mas o ditado possui um detalhe relevante, pois passa a ter um valor especial por abrir espaço para discussão das diferenças entre a fala e as escritas feitas pelos alunos. De acordo com o papel do educador, é feita a pronuncia das palavras claramente de forma natural, com isso, é observado e transportado para o aluno a tarefa de diferenciar o que é falado para o escrito.
Como proceder diante dos erros dos alunos da EJA?
Os erros desses alunos devem ser trabalhados, isto é, temos que considerar o que esta faltando para os alunos, não apenas trabalhar com o que eles já sabem, mas frisar a importância de que quando existem os erros, e eles aparecem, devem ser identificados pelos educadores para saber onde começar o trabalho de correção.
Sou professora da rede municipal de ensino a cerca de 22 anos... sou tia e madrinha da autora deste blog. Sem dúvidas é mais do que justo "corujá-la"... Sucesso Camile !!!!
Beth