Introdução
É MOSTRADO EM SUA INVESTIGAÇÃO TÉCNICA sobre o ESTUDO DE CASO, como PODE SER CARACTERIZADO e quais São SUAS VANTAGENS E LIMITAÇÕES em relação as variadas situações apresentadas, a partir de assuntos discutidos durante o texto, podemos perceber qual delineamento se adequa melhor diante a cada situação pesquisada
A - Técnica de investigação: Estudo de Caso
O que é estudo de caso?
De acordo com Gil (1996), o estudo de caso poderá ser caracterizado:
Pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira que permita o seu amplo e detalhado conhecimento, tarefa praticamente impossível mediante os outros delineamentos considerados.
A origem do estudo de caso é bastante remota. Prende-se ao método introduzido por C.C Laugdell no ensino jurídico nos Estados Unidos. Sua difusão, entretanto, está ligada pela reconstrução da história do indivíduo, bem como ao trabalho dos assistentes sociais junto a indivíduos, grupos e comunidades.
O estudo de caso é atualmente adotado na investigação de fenômenos das mais diversas áreas do conhecimento e pode ser visto como técnica psicoterápica, como método didático ou como método de pesquisa. N este último sentido, que é o interessa neste trabalho, pode ser definido como:
“... um conjunto de dados que descrevem uma fase ou a totalidade do processo social de uma unidade, em suas várias relações internas e nas suas fixações culturais, quer seja essa unidade uma pessoa, uma família, um professional, uma instituição social, uma comunidade ou uma nação” (Young, 1960,p.269)
A maior utilidade do estudo de caso é verificada nas pesquisas exploratórias. Por sua flexibilidade, é recomendável nas fases inicias de uma investigação sobre temas complexos, para construção de hipóteses ou reformulação do problema. Também se aplica com pertinência nas situações em que o objeto de estudo já é suficientemente conhecido s ponto de ser enquadrado em determinado tipo ideal. Por exemplo, se as informações disponíveis fossem suficientes para afirmar que existem três tipões diferentes de comunidades de base e houvesse interesse em classificar uma comunidade específica em algum desses tipos, então o estudo de caso seria o delineamento mais adequado.
“Vantagens e limitações do estudo de caso.”
Vantagens
- Apresenta uma série de vantagens, o que faz com que se torne o delineamento mais adequado em várias situações.
- Estímulo a novas descobertas.
- Flexibilidade do planejamento.
- É altamente recomendado para a realização de estudos exploratórios.
- A ênfase na totalidade.
- A simplicidade dos procedimentos de coleta e análise de dados.
De acordo com Yin, (2005): “Dependendo do escopo do estudo de caso – se será um local ou vários locais de pesquisa ou se será um pesquisador ou vários – as tarefas de preparação serão igualmente fáceis ou complexas. O processo de coleta de dados para os estudos de caso é mais complexo do que processos utilizados em outras estratégias de pesquisa. P.106 O pesquisador deve possuir uma versatilidade metodológica que não é necessariamente exigida em outras estratégias e deve obedecer a certos procedimentos formais para garantir o controle de qualidade durante o processo de coleta”. P.134
- Caracterizam-se pela utilização de uma linguagem e de uma forma mais acessível do que outros relatórios de pesquisa.
Limitações
- O mais grave refere-se à dificuldade de generalização dos resultados obtidos.
- Resultados bastante equivocados dependendo do nível de investigação de cada pesquisa.
- Exige do pesquisador um nível de capacitação mais elevado que o referido para outros tipos de delineamento.
Referências:
Livros:
Gil, Antônio Carlos - Como elaborar Projetos de Pesquisa. 3. ed. - São Paulo:1996. Editora Atlas S.A. Págs. 58, 59 e 60.
Yin, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. Págs. 106 e 134.
Oi Camile,gostei muito em conhecer o seu blog tambem fiquei surpresa porque estudo na mesma faculdade que vocÊ.A que eu estudo fica no Recife,ire iniciar esta disciplina sobre pesquisa e pratica da educação 3.Espero contar com você.Meu email é cintiateresa@hotmail.com.