Análise do texto do Livro: Os fazeres na educação Infantil – Vários autores: Maria Clotilde, Ana Maria Mello, Telma Vitoria, Adriano Gosuen, Ana Cecília entre outros. “Comer, comer ... comer, comer... é o melhor para poder crescer...” páginas 120,121 e 122. São Paulo: Editora Cortez,1998.
Autoras: Piotto, Ferreira e Pantoni.
O texto nos mostra a importância da alimentação e ressalta que para uma criança se desenvolver bem é necessário que se alimente corretamente.
O homem não come só para se alimentar, mas também para promover a socialização como em festas, cultos entre outros. Com a criança não é diferente, mas ao contrário disso, a mesma percebe que ao recusar a alimentação causa preocupação e chama a atenção do adulto. Algumas vezes não é esse o motivo da recusa; esta pode se dar, devido à agitação e a distração da criança. Deve-se levar em conta a diferença individual.
É interessante para criança ter contato com a comida; sentir o cheiro, a textura, sabores e forma. Isso faz com que a alimentação vire uma bagunça. Por essa razão alguns adultos não deixam as crianças comerem sozinhas. Porém, o ideal é deixar com que as crianças comam sozinhas, adquirindo assim, domínio sobre os talheres e os movimentos necessários para utilizá-lo.
Consequentemente a independência se faz presente a partir da iniciativa de deixar a criança comer sozinha. As birras tendem a desaparecer e a hora da alimentação passará a ser um momento de satisfação para cada criança.
Essa questão engloba o processo educativo e deve existir uma ligação entre creche e família. Sendo trabalhado de forma adequada por as partes (creche família e criança), haverá êxito.
Análise feita por: Camile Dias, Luzia Farias, Suzana Epifânio e Nathalia dos Prazeres.
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