- ·Pontos principais observados no oitavo dia:
Cabra Cega, Pular Corda, Observação Individual e Tema escolhido.
Foram realizadas duas atividades para as distintas turmas A e B. A turma A participou da brincadeira de cabra cega e a turma B participou da brincadeira relacionada a pular corda; as duas atividades foram praticadas com sucesso e esbanjando diversão e interesse das crianças da Cruzada do Menor.
· Observação Individual:
Menina Taís participou: do Cantinho do Faz de Conta – onde estão as fantasias e adereços e escolheu se vestir de fadinha; participou também no Cantinho da Leitura contando duas histórias para mim e para seus amigos, sendo mostrado a partir dessa situação o letramento. Histórias contadas: Chapeuzinho vermelho e O patinho feio.
Letramento é ler sem saber ler e escrever sem saber escrever.
Exemplo de letramento: Quando o pai de uma criança tem o costume de ler jornal na parte de times de futebol (esportes), a criança observa e ao mesmo tempo é despertada pela curiosidade; com isso surge uma situação a partir do interesse da criança; a apesar de não saber ler jornal, a criança pega o jornal e sabe a página onde fala sobre os times de futebol e comunica a seu pai que tem novidade do “Botafogo”, então devido à situação: o contato com as letras, figuras e a associação do símbolo que representa a figura do time de futebol que o pai tanto comenta, fica notável a situação, isto é, podemos dizer que a criança é letrada.
Planejamento sobre o tema do meu relatório:
Tema: “A observação da criança na Brinquedoteca num contexto de atividades lúdicas e a diversidade de comportamentos”.
0 comentários:
Postar um comentário