Brinquedoteca Estágio 1 – Educação Infantil 13/09/10

segunda-feira, 13 de setembro de 2010
  • ·Pontos principais observados no oitavo dia:

Cabra Cega, Pular Corda, Observação Individual e Tema escolhido.

Imag003

Foram realizadas duas atividades para as distintas turmas A e B. A turma A participou da brincadeira de cabra cega e a turma B participou da brincadeira relacionada a pular corda; as duas atividades foram praticadas com sucesso e esbanjando diversão e interesse das crianças da Cruzada do Menor.

· Observação Individual:

Menina Taís participou: do Cantinho do Faz de Conta – onde estão as fantasias e adereços e escolheu se vestir de fadinha; participou  também no Cantinho da Leitura contando duas histórias para mim e para seus amigos, sendo mostrado a partir dessa situação o letramento. Histórias contadas: Chapeuzinho vermelho e O patinho feio.

Letramento é ler sem saber ler  e escrever sem saber escrever.

Exemplo de letramento: Quando o pai de uma criança tem o costume de ler jornal na parte de times de futebol (esportes), a criança observa e ao mesmo tempo é despertada pela curiosidade; com isso surge uma situação a partir do interesse da criança; a apesar de não saber ler jornal, a criança pega o jornal e sabe a página onde fala sobre os times de futebol e comunica a seu pai que tem novidade do “Botafogo”, então devido à situação: o contato com as letras, figuras e a associação do símbolo que representa a figura do time de futebol que o pai tanto comenta, fica notável a situação, isto é, podemos dizer que a criança é letrada.

Planejamento sobre o tema do meu relatório:

Tema: “A observação da criança na Brinquedoteca num contexto de atividades lúdicas e a diversidade de comportamentos”.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Ensaio Pedagógico | Designed by Thailand Hotels, in collaboration with Tech Updates, Webdesign Erstellen and Premium Wordpress Themes